Diamantes lapidados

Cada diamante é único, por isso foi definido um padrão universal para a identificação de diamantes, cuja qualidade e valor são definidos com base nos 4 Cs: carat, cor, pureza e corte.

Carat
É uma unidade padrão de peso para diamantes: 1 carat = 0,2 gramas e 100 pontos = 1 carat.

O preço dos diamantes não aumenta linearmente com o peso, existem vários pesos acima dos quais há um aumento acentuado no valor.

Cor (color)
A maioria dos diamantes varia entre o incolor e o ligeiramente amarelo, sendo que o grau da cor (color) se determina por comparação com uma série de pedras mestres. É utilizada uma escala de letras que começa na letra “D” (Excecional Branco +) e que corresponde a um diamante perfeito e mais valioso.

Existem também outras cores (amarelo, rosa, roxo, vermelho, azul e verde) presentes nos diamantes, que são descritas como as “fancy colours” e que pela sua raridade e beleza, alcançam valores bastante elevados.

Pureza (clarity)
A pureza (clarity) refere-se à ausência de inclusões e defeitos num diamante, tais como fissuras, manchas de carbono, minerais e bolhas, que são originadas quando o diamante está em formação na Terra.

Quando a luz entra num diamante, ela é refletida e refratada.

Corte (cut)
O corte (cut) refere-se às proporções gerais e simétricas, resultado da transformação de um diamante em bruto num diamante lapidado. Esses fatores afetam o brilho e luminescência (“fire”) de um diamante.

© Institute Intelligence Diamond – Formação em Diamantes

O Institute Intelligence Diamond é uma entidade formadora certificada pela DGERT e especialista em formação para os sectores dos diamantes, mineração e gemas de cor.

webdesign by: criativo.net